Vai ficar deliciado com este arroz de cabidela que fica cheio de sabor e bastante saboroso.
Experimente e delicie-se.
Ingredientes:
- 2 kg de frango caseiro
- vinagre q.b.
- 1 cebola
- 4 chalotas
- 2 dentes de alho
- 100 ml de azeite
- 1 folha de louro
- 300ml de vinho tinto (usei alentejano do bom)
- 0,5 kg de arroz* carolino
- q.b. de sal e pimenta (de moinho)
- q.b. de água (cerca de 4 vezes o volume do arroz)
* há quem prefira usar arroz agulha, por este se manter mais “direitinho” e até quem misture os dois grãos. Prefiro o carolino por várias razões, mas aconselho que optem pelo vosso favorito. Quanto a quantidades, o aconselhável é cerca de 100g por pessoa… ou um punhado.
Preparação:
- Aproveitar o sangue do frango deitando-o numa tigela com o vinagre (usar um bom vinagre) para que não fique coalhado. Mexer e reservar.
- Num recipiente grande colocar o frango partido em pedaços, os dentes de alho esmagados, as chalotas cortadas em quartos, a folha de louro, sal, pimenta e o vinho. Envolver bem (só marina o tempo de preparar o estrugido).
- Num tacho grande (e pesado, de preferência – usei de ferro) deitar o azeite, a cebola picada e deixar alourar. Juntar o frango partido e deixar refogar até o frango ganhar um pouco de cor.
- Regar com a marinada, tapar e deixar o frango refogar (em lume muito brando) até ficar tenro. Ir verificando se tem líquido suficiente e caso seja necessário adicionar um pouco de água.
- Assim que esteja tenro, retirar o frango para outro tacho, mantendo-o quente. No tacho onde se cozinhou o frango adicionar, aos poucos, a água e quando ferver bem juntar o arroz. Retornar os pedaços de frango ao tacho de arroz e a faltar uns 5 minutos para que este esteja cozido juntar o sangue (através de um coador). Provar e retificar os temperos (sal, pimenta e vinagre) se for necessário. Servir de imediato.
Receita adaptada de: Alquimia dos Tachos